"Seja bem vindo ao blog da escola Nagib Raslan, uma instituição pública que prima pela qualidade do ensino e da aprendizagem eficiente."

ALERTA

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Segundo Semestre

Atenção alunos no 2º semestre teremos :
  • 14/08/2008 - Gincana Cultural

  • Final do 3º bimestre - Interclasse

Mas lembrem-se todas atividades dependem do estudo, participação e disciplina.Fiquem ligados!!!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Atividades Pedagógicas

Deixamos aqui uma pequena amostra de nossa prática pedagógica.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

DIRIGENTE ESCOLAR

AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS,
"
Todos queremos o melhor para nossas crianças e jovens. Sonhamos para eles um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças e jovens precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor. Pesquisas mostram que o envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem deles é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Não queremos que os pais transformem em professores de seus filhos, basta que acompanhem o processo de construção do conhecimento deles, valorizem suas tarefas, estimule-os a gostarem de aprender e serem curiosos também na vida fora da escola. Para ajudar nessa tarefa, a Equipe Gestora da Escola Prof. Nagib Raslan implementa ações e práticas que envolvem professores e demais servidores da Educação. A ideia é de que a família possa assumir cada vez mais, compromisso e parceria com a escola e a educação, dialogando conosco, acompanhando o desenvolvimento das suas crianças e jovens mais de perto e de forma mais atuante. Juntos, construíremos a escola que Campo Grande merece e de que precisa. Mostremos para nossas crianças e jovens que eles podem contar conosco!
DIREÇÃO ESCOLAR PROFESSOR NAGIB RASLAN
Vivenciamos um novo tempo na educação onde o papel do dirigente escolar toma proporções de destaque, sendo um educador qualificado e devidamente habilitado através da diplomação do Instituto Luis Eduardo Magalhães, exerce a autoridade em sistema de gerenciamento buscando a eficácia em todos os setores.

Deve possuir visão gerencial, administrativa, pedagógica e que tenha um bom trânsito entre o corpo docente, discente e dos funcionários. O dirigente escolar deve ser antes de tudo um educador. Assim, não se trata de um papel puramente burocrático-administrativo, mas de uma tarefa de articulação, de coordenação, de intencionalização, que, embora suponha o administrativo, o vincula radicalmente ao pedagógico.
Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2009,p.45augurada nesta quinta feira dia 03/07/2008 a ampliação da. Nelson Trad Fi

terça-feira, 1 de julho de 2008

SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR


O serviço de supervisão escolar coordena e incentiva o processo pedagógico de forma articulada com professores, serviço de orientação educacional e direção, respeitando as diretrizes educacionais dos órgãos competentes, atuando de acordo com o regimento escolar e o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. A eficiência da ação do supervisor escolar está diretamente ligada á sua habilidade em promover mudanças de comportamento, tendo como compromisso de prestar assistência ao trabalho dos professores no planejamento, acompanhamento, avaliação, bem como no replanejamento das ações em busca de alternativas para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Cabe ao supervisor provocar discussão e a negociação de idéias, promover a reflexão e a aprendizagem em equipe. Necessita estar disposto a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação utilizando a criatividade, a inteligência, a sensibilidade e a capacidade de interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor. Ele colabora na articulação entre escola e comunidade, tendo um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar.

Enfim, este profissional deve garantir a qualidade do ensino, o ingresso, a permanência e o sucesso dos alunos na inclusão do processo; incentivando os professores a reavaliarem a sua prática e orientando na utilização adequada dos materiais didáticos e de recursos tecnológicos disponíveis.
Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2009, p.46

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Ao orientador educacional cabe promover a integração da família na escola, fortalecer o vínculo, propor parceria com a comunidade escolar. Assim sendo Giácaglia e Penteado. “Ressaltam também que a atuação da escola em relação ao aluno é bastante ampla e diversificada não se atendo apenas aos aspectos de aprendizagem de conteúdos escolares”. Desta forma o orientador educacional deve ser um facilitador de situações, somar esforços, tendo sempre como foco o sucesso do aluno nos aspectos socioculturais e pessoais.

O serviço de orientação educacional coordena o processo de investigação da realidade do aluno, introduzindo no processo pedagógico em articulação com a direção, supervisão escolar e professores, atuando de acordo com o regimento escolar. Em parceria com a família e a escola, procura proporcionar aos alunos o real desenvolvimento humano, estabelecendo com este, vínculos de amizade, cumplicidade, buscando preservar seus direitos junto à sociedade e orientando-os quanto aos seus deveres.

Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2009, p.46

Espaços Educacionais



Sala de Informática: A produção do conhecimento não se dá de forma solitária, mas sim de forma coletiva.Na sociedade contemporânea, deposita-se na tecnologia mais precisamente no computador e nas redes a possibilidade de construir um espaço virtual propício à produção de aprendizagens colaborativas








Sala de Recursos: A sala de recursos é uma espaço escolar onde se realiza o atendimento educacional por meio do desenvolvimento de estratégias de ensino centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.



Biblioteca: É um espaço educativo, fonte de cultura, ampliador de conhecimento e do convívio com a leitura e está organizado para integra-se com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar.

Projetos


PDE: Plano de Desenvolvimento da escola é um processo gerencial de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino, elaborado de modo participativo com a comunidade escolar.A execução dessa plano demanda o desenvolvimento de vários projetos a saber:







Projeto de Incentivo à Leitura e Produção Textual: Desenvolvido do pré escolar ao 5º ano, tem como objetivo o incentivo ao gosto pela leitura bem como aprimorar a produção textual.





Projeto "Quem conta um conto aumenta um ponto quem reescreve contos e outros gêneros textuais são dois pontos": Desenvolvido do 6º ao 9º ano, tem como objetivo além do incentivo à leitura e a produção textual o reconhecimento de diferentes tipologias textuais.

SORRIA SEMPRE!!

Mensagens Para Orkut

SER AMIGO É...